O dia começou cedo. Eram 8:30 da manhã e já estávamos na porta do Inatel preparados para partir rumo a Almoçageme. Destino, colónia de férias da paróquia de São João de Brito. Na bagagem levávamos saco cama, fatos de carnaval e imensa adrenalina. Nós, os mais velhos, também levávamos a enorme satisfação por estar a concretizar mais um projecto, que acreditamos que vai unir cada vez mais a família São Miguel. A primeira paragem foi na telepizza da Praia Grande para recolher os restantes elementos que ali foram ter para seguirmos para o local do evento. A alegria dos nossos bulldogs já era tanta que quem passava e via não ficava indiferente a festa que ia naquela explanada.

E foi assim que, no meio desta excitação e alguma expectativa para saber o que iríamos encontrar, que seguimos viagem. Finalmente na colónia, os pais foram embora, nós fizemos os registos de entrada e ouvimos as orientações do amigo Sardinha.

Instalá-mo-nos nos quartos, fizemos um reconhecimento rápido ao espaço e começaram as actividades. A primeira foi o jogo das seis bandeiras, numa alusão clara ao torneio das seis nações. O jogo consistia em capturar o maior número de bandeiras possível, sendo que estas estavam escondidas. Atenção, as bandeiras éramos nós os adultos e monitores. Foi muito divertido, e a mim em particular fez-me lembrar as escondidas que tanto joguei quando tinha a idade deles.

No final do jogo já estávamos muito perto do meio-dia, optamos por esperar pelo almoço para depois prosseguirmos com o programa da festa. Para a tarde estavam reservadas mais três jogos, tiro com arco, tiro com espingarda de paintball e slide. Dividimos os bulldogs em dois grupos e cada um seguiu para a sua actividade. Depois de todos termos feito o que estava previsto para a tarde fomos lanchar.

Como ainda era relativamente cedo, resolvermos estender a nossa aventura para fora dos muros da colónia e decidimos ir fazer uma caminhada. Organizamos as tropas e lá seguimos mato dentro, em direcção à bonita praia da Adraga. Bem, aqui correu quase tudo bem e digo quase, porque no regresso o São Pedro não obedeceu ao São Miguel e presenteou-nos com uma valente trovoada!

Na realidade aquilo era só o inicio dos banhos que antecederam o jantar. Já com a comidinha na barriga, montámos o karaoke, vestimos as nossas fardas e começou então o baile de máscaras São Miguel!

Cantámos, pulámos, dançámos até à hora de ir lavar as dentuças para ir para a cama. Devo informar os leitores que temos entre os nossos bulldogs excelentes interpretes de karaoke, que cantam desde hip-hop, passando pela canção ligeira até à musica pimba mais profunda.

Recolheram então aos quartos e dormiram a noite toda para recarregar baterias para o dia seguinte que prometia ser igualmente intenso. A manhã começou com o pequeno-almoço, em seguida fizeram a última actividade prevista que foi o jogo do castelo, que se prolongou até à hora do almoço onde estava marcado um churrasco com todos os pais, familiares e outros membros do São Miguel que marcaram presença.

A festa ai já foi de todos e foi bem representativa do que é o espírito do rugby e em particular do São Miguel. Quero acabar esta crónica agradecendo aos pais a confiança que depositaram em nós e o empenho com que nos ajudaram a organizar este momento. Para eles o nosso muito obrigado.

No final da época, se tudo correr bem, haverá mais.
Saudações Miguelistas.PS: Queremos também agradecer à Bué d' Jogos (Ricardo Ferreira aka Sardinha, Inês Moura e Mário) pelo excelente fim-de-semana que nos proporcionaram.